Quem nunca passou pela situação de ligar para uma operadora de tv, telefonia ou planos de saúde e ouviu a frase: “Senhor, no momento estamos sem sistema”? Triste não?!
Cada vez mais comum nas empresas em virtude das necessidades naturais de modernização de suas operações, os sistemas de linha de negócios dominam a lista dos motivos pelos quais muitas organizações deixam de atender (e até vender!) ao cliente no momento em que ele entra em contato solicitando algum tipo de apoio.
Todos os gestores destas empresas sabem que frases como “sinto muito, ligue mais tarde” ou “ocorreu uma falha no nosso sistema” podem minar a confiança e credibilidade de uma organização.
Mas, como identificar a origem e sanar tais problemas?
Um sistema é composto por diversas camadas de tecnologias. Uma dependente da outra, como servidores, rede, link com a internet, o próprio computador do usuário e, também o sistema em si. Se qualquer um destes componentes falhar, todo o sistema fica fora do ar.
Quando se realiza o planejamento orçamentário de uma área de TI, é necessário levar em conta todos os elos frágeis desta corrente, até que todo o conjunto esteja equilibradamente robusto.
Abaixo relacionei algumas das técnicas mais comuns nos diferentes componentes de um sistema de linha de negócios padrão, como um ERP:
Problema
O servidor desliga frequentemente
O servidor é bom, mas receio que ele pare de funcionar
A rede é muito instável
Está tudo muito lento
Sistema não atende às necessidades
Solução
Verifique suprimentos de energia elétrica: nobreaks, fonte e hardware.
Adicione componentes redundantes: fonte, placa de rede e discos rígidos espelhados (raid 0, 3 ou 5).
Verificar link de rede / internet. Será que está bem dimensionado?
Verificar sobrecarga de rede ou servidor.
Fale com a ULTRA-i. Você precisa de ajuda especializada!